Durante o XX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (Caxambú, MG, junho de 1997), foi discutida a necessidade de se criar uma Escola Brasileira de Magnetismo (EBM), nos moldes de outras Escolas que vinham sendo realizadas no Brasil. Em 1998 foi solicitada à Sociedade Brasileira de Física a inclusão da Escola Brasileira de Física no calendário oficial das Escolas e o seu apoio. A solicitação foi bem acolhida e aprovada, e a EBM passou a integrar o conjunto das Escolas Brasileiras de Física Jorge André Swieca da Sociedade Brasileira de Física, com uma freqüência prevista de dois em dois anos. A I Escola Brasileira de Magnetismo (EBM 98) foi realizada no Instituto de Física da USP (IFUSP), em São Paulo, sob a coordenação do Prof. Antônio Domingues dos Santos. A edição seguinte foi realizada em agosto de 1999 (II EBM), no Rio de Janeiro, coordenada pelo Prof. Miguel Novak. A III EBM ocorreu em Porto Alegre, em outubro de 2001, coordenada pelos Profs. João Schmidt e Rubem Sommer. Durante a EBM 2001, os membros do Comitê Organizador Nacional concordaram que as próximas escolas seriam realizadas em São Carlos, em 2003, e Goiânia ou Brasília, em 2005. Assim, a IV EBM foi realizada em São Carlos, em novembro de 2003, sob a coordenação dos Profs. Adilson J. A. de Oliveira e Wilson A. Ortiz. Em outubro 2005, sob a coordenação dos Profs. Fernando Pelegrini (IF-UFG) e Paulo César de Morais (IF-UNB), a V EBM foi realizada em Goiânia. A VII EBM ocorreu pela primeira vez na região Nordeste do País em outubro de 2009, em Natal, sob coordenação do Prof. Claudionor G. Bezerra. Na oitava edição, a EBM ocorreu em Ouro Preto, coordenada pelo Prof. Waldemar A. A. Macedo. A nona edição da EBM foi realizada em Vitória, ES, sob a coordenação do Dr. Edson Passamani Caetano.
A X EBM está programada para ocorrer no período de 30 de maio a 3 de junho de 2016, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, no estado do Pará, coordenada pela Dra. Ângela B. Klautau. Vale ressaltar que será a primeira vez que este evento ocorrerá na Região Amazônica, que constitui mais de 50% do território brasileiro.
Vista aérea do Campus Belém, da Universidade Federal do Pará, onde o XEBM será realizado. Foto por Manoel Neto.
Mantendo o formato tradicional deste evento, a X edição da EBM prepara-se para oferecer palestras e mini-cursos, além da sessão de pôsteres, buscando contribuir significativamente para o aumento do conhecimento dos participantes e para uma maior interação entre os estudantes e pesquisadores da área. A X EBM será focada basicamente em aspectos atuais do magnetismo e suas aplicações, com destaque para nanomagnetismo, skyrmions, dinâmica da Magnetização, spintrônica e aplicações, materiais magnéticos em aplicações biomédicas, magnetismo com luz sincrotron e magnetismo molecular.
A X EBM deverá ocorrer no período de 30 de Maio a 3 junho de 2016, na Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém, localizada na região Amazônica, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFPA.
A Escola Brasileira de Magnetismo (EBM) é um tradicional evento bianual promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), dirigido particularmente aos estudantes de iniciação científica (IC), alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e jovens pesquisadores/doutores ou interessados atuantes, que buscam se aprimorar nas áreas de Magnetismo e Materiais Magnéticos. Este evento vem sendo realizado, com sucesso, por instituições e grupos de pesquisa em Magnetismo no Brasil há, pelo menos, duas décadas. Ele objetiva incentivar e contribuir com a formação profissional dos participantes, proporcionando uma visão dos vários aspectos experimentais e teóricos que envolvem o magnetismo de materiais volumétricos e nanoscópicos, agregando sempre desafios atuais e avanços relacionados aos aspectos fundamentais sobre o tema e suas aplicações tecnológicas.
X Escola Brasileira de Magnetismo
30 de maio a 03 de junho de 2016 / Belém - PA
Fotos de Jean Barbosa
© Secretaria de Estado de Turismo
X Escola Brasileira de Magnetismo